Empreendedorismo na área Comunicação

Comentário do professor: Parabéns por terem feito uma discussão aprofundada sobre o perfil do empreendedor na Comunicação. Porém, faltou ao texto listar os grandes desafios da área. Para isso, seria interessante fazer uma pesquisa e citar exemplos que possam nos ajudar a pensar os desafios de nossa área. Alguns links que pode auxiliar:
https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2018/08/23/os-desafios-dos-publicitarios-que-decidem-empreender.html

https://abi-bahia.org.br/jornalistas-empreendedores-revelam-desafios-e-possibilidades-de-negocios/

Para ajudá-los, me parece que alguns dos nossos desafios são: a rápida mudança das ferramentas e linguagens da Comunicação; a interação com sistemas e algoritmos que funcionam sobre lógicas específicas e pouco conhecidas; e, por fim, a necessidade de desenvolvimento tecnológico cada vez mais presente.

Atualmente, o assunto empreendedorismo está cada vez mais em alta. No cenário em que nos encontramos, empreender, inúmeras vezes é a única alternativa que muitas pessoas encontram para o desemprego. Mas não é uma tarefa fácil, de modo geral os empreendedores são visionários e criativos, encontram fórmulas e soluções inovadoras para investir em suas ideias. O perfil empreendedor desenvolve habilidades para detectar problemas, criar produtos novos e inovadores. Podemos dividir os empreendedores em duas categorias, o empreendedor comercial que visa atender as demandas de mercado ou criar uma categoria, sempre tendo em mente o lucro, já o empreendedor social busca através de seu desenvolvimento soluções que possam ajudar outras pessoas ou interessar as mesmas.

O empreendedor se encontra em meio a diversas áreas e negócios, mas algumas características desse perfil se mantêm iguais, como a persuasão para convencer os clientes e patrocinadores, defender, argumentar e ainda inspirar seus clientes com suas ideias. São flexíveis, para que saibam lidar com problemas e se adaptar a qualquer movimentação de mercado e em sua empresa. Otimistas e de pensamento positivo que é de extrema importância pra quem quer ser bem-sucedido, pois podem criar grandes soluções em nossas vidas. Carismáticos, para conquistar seu público, com diálogo e atitudes. Podemos perceber que as características de um perfil empreendedor podem estar presentes em qualquer área, porém a comunicação é fundamental para o desenvolvimento da sua visão e projetos, principalmente para transmitir os ideais da empresa para os colaboradores, fornecedores, clientes e patrocinadores. Assim é perceptível que a área da comunicação anda lado a lado com o empreendedorismo, mas como será o perfil de um empreendedor na área da comunicação?

Empreender está diretamente associado a inovação, principalmente na área da comunicação, onde o mercado está crescendo cada vez mais e as tecnologias não param de avançar. Um exemplo de empreendedorismo na área de comunicação social são as Agências de Publicidade que cada vez mais se tornam importantes para todos os tipos de negócios e comércio, pois são responsáveis pelo planejamento de como a marca/empresa deve se portar. Assim sendo o trabalho das agências, ter uma visão macro de como está o mercado, qual o cliente que a empresa quer atingir, definir seus objetivos. A agência nada mais é do que uma forma de terceirização do trabalho do empreendedor.

Os grupos de comunicação são grandes exemplos de empreendedores sociais, pois o trabalho de levantar informações e expor ao público, para que os órgãos responsáveis exerçam as devidas providências, faz com que vá além de uma comercialização das notícias, sendo também um trabalho social. Como perfil empreendedor temos como exemplo o jornalista, que através de suas matérias/reportagens abordam questões de interesse de todos, como saúde pública, questões ambientais e problemas que a comunidade está enfrentando. Mostrando assim que medidas devem ser tomadas para resolver tais coisas, contatando os governos responsáveis, atingindo assim de uma forma positiva a comunidade como um todo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: